Estilo Garra de Águia

 

HISTÓRIA DO ESTILO GARRA DE ÁGUIA

 

O Kung Fu Garra de Águia foi criado durante a dinastia Sung, aproximadamente 1130 d.C., porém só ficou conhecido popularmente na dinastia Ming.

Um grande general chamado Yue Fei Foi (ÓFei) incumbido da árdua tarefa de defender o povo dos poderosos guerreiros mongóis decididos a conquistar a China. General Yue Fei dotou e treinou seu Exército com as 108 técnicas de Chin-Na, que ajudou a reprimir a invasão dos mongóis. Com suas vitorias, Yue Fei ganhou uma considerável reputação no inicio da historia da China.

O sistema Garra de Águia então era chamado de Ying Kune, ou seja, Punho da Águia e era primeiramente um sistema de técnicas de mão que incorporava agarramentos, golpes de pontos de pressão, rasteiras e quedas.

Mais tarde, por volta de 1360 d.C., um monge chamado Lai Chin ficou tão impressionado com as técnicas Ying Kune de Yue Fei que ele o combinou com um sistema do norte com chutes e saltos chamado Fan Tzi. O Garra de Águia tronou-se um sistema completo de Kung Fu, tanto em técnicas de mãos quanto de pernas. Hoje os dois estilos são inseparáveis e o sistema Fan Tzi tornou-se extinto, mas não deixou de influenciar muitos outros estilos de Kung Fu do nortedurante sua época. Recentemente, destacaram-se outros mestres de Garra de Águia: Chan Tzi Ching, um lutador imbatível durante sua época que ajudou a estabelecer a Associação Chin Woo de Xangai, a qual promoveu os benefícios de treinamento de Kung Fu no inicio da década de 1920 e Lau Fat Mang, o último Grão Mestre de Garra de Águia que devido suas habilidades de combates altamente consideradas, foi comissionado como Coronel para instruir o Kung Fupara o Exército de 1933 a 1936. Tambémdivulgou e promoveu com sucesso o Garra de Águia no sul da China e Hong Kong.

Muitas destas realizações são devidas o estilo Garra de Águia, um sistema de Kung Fu bem equilibrado e compreensivo, proporcionando ao praticante desenvolver os aspectos físico, mental e espiritual, fixando objetivos e padrões desafiadores.

Produzirá um nível de habilidade física e aguçado, estado mental de alerta que não pode ser encontrado em qualquer outro estilo de Kung Fu.

As realizações e o crescimento pessoal experimentado instalarão uma confiança capaz de lidar com qualquer obstáculo na vida.

Tais objetivos e padrões elevados são ensinados através do treinamento de Garra de Águia, mas nenhum é mais aparente do que sua filosofia de luta.

O Garra de Águia se especializa na complexa arte de técnicas de chaves, mais popularmente conhecida como Chin-Na, pronuncia em mandarim.

O desenvolvimento histórico do Garra de Águia e sua genealogia pode ser entendido da seguinte forma:

Um Monge chamado Lai Chun, que era famoso praticante do estilo Fan Tzi (acrobático) desenvolveu interesse em aprender as técnicas do Garra de Águia, por ser muito úteis e eficientes, então ele dedicou uma grande parte de sua vida treinando e combinando as técnicas do Fan Tzi e do estilo Garra de Águia, surgindo um novo e único sistema de Kung Fu, o YING JAO FAN TZI (Garra de Águia Acrobático). Estas técnicas estão foram passadas para um Monge chamado Tao Chaig que passou as técnicas para outro Monge, Fat Sing.

Muitas pessoas não conheciam o estilo Garra de Águia, pois até essa geração esse estilo de Kung Fu só era ensinado para Monges Budistas.

No final da dinastia Ching, Lau Si Chun de Huibei herdou estás técnicas do Monge Fat Sing. Lau Si Chun treinou durante 30 anos detalhadamente as técnicas e se tornou famoso em Pequin por causa do seu conhecimento e habilidade no estilo tradicional YING JIAO FAN TSI MOON, (Shaolin Garra de Águia Acrobático) e também se especializou nas técnicas de bastão longo (Dai Gong Gee).

Lau Si Chun ficou muito famoso por seu notável desempenho nas antigas competições de Kung Fu. Algum ano mais tarde passou todas suas técnicas para seu sobrinho Lau Sing Yau, este por sua vez passou o conhecimento para seu terceiro filho Lau Kay Man e seu sobrinho Chan Tsi Cheng.

Lau Kai Man passou o estilo Garra de Águia a seu sobrinho Lau Fat Mang, 7ª Geração de Mestres do estilo Garra de Águia.

Chan Tsi Cheng sucedeu no aprendizado todas as técnicas do estilo. Pela sua admiração a Associação Chin Woo, que foi fundada por Huo Yuen Ja, Chan Tsi Cheng foi para Xangai com Lau Fat Mang para divulgar todo seu conhecimento do estilo Garra de Águia na Associação Chin Woo.

Na Associação Chin Woo cada aluno aprende dez formas básicas:

·                     TAM TOI

·                     KUNG LEK KUNE

·                     DA GIN KQEN

·                     SAHP GEE KQEN

·                     TCHU TCHIN KUNE

·                     UNG FU CHON

·                     QUAN YEUNG QUAN

·                     TOY TCHA TOA KUNE

·                     PA KUA TOU

·                     TII KUNE

Após aprender as dez formas básicas, os alunos poderiam escolher um dos cinco estilos ensinados na Associação, onde Lau Fat Mang era o instrutor assistente de Chan Tsi Cheng, do etilo Garra de Águia.

General Yue Fei (Ngok Fei)

Yue Fei, um dos maiores guerreiros da China, cujo feitos lendários tem inspirado entusiastas de Kung Fu por gerações, principalmente os praticantes de Garra de Águia e os seguidores do Yueiiaquan (Boxe do Clã Yue) em homenagem ao seu fundador.

Como Rei Arthur, as aventuras lendárias de Yue Fei foram baseadas numa figura real e histórica. Ele foi um líder militar durante a queda da Dinastia Song do Norte (960 a 1126 d.C.), e todos os chineses estão familiarizados com seus atos heróicos, relatados no romance do século XVII chamado Shouyuechuanzhuan (Biografia de Yue) bem como na Ópera de Pequim Shiertaojinpai (doze vezes disco de ouro).

Yue Fei nasceu no contato de Tangyin, no Norte da província de Henan, em 1103 d.C. Seu nascimento foi promissor, pois seu pai Yue Huo, tinha 50 anos de idade e sua mãe tinha 40. Eles o chamaram de Fei, o que significa “voar”, com segundo nome de Pengiu, a qual se refere a uma lendária e gigante ave de rapina.

Logo após seu nascimento, um místico da montanha, Hua, que passava pela vila ouviu o choro muito forte de Yue Fei e foi ver porque aquela criança que havia acabado de nascer chorava tanto. Quanto ele olhou para Yue Fei previu uma imagem ruim que não sabia explicar, então advertiu a Yue Huo que se a criança não parasse de chorar, que tanto a mãe quanto a criança deveriam sentar em um tonel gigante de madeira protegido secretamente por uma mágica Gliyphs. Quando eles entenderam seu aviso, uma grande enchente destruiu o vilarejo de Yue, matando seu pai Yue Huo, Yue Fei e sua mãe flutuaram para muito longe dentro do tonel, escoltado por uma revoada de águias. Após a longa viagem dentro do tonel eles foram parar em um vilarejo as margens do rio abaixo, onde o habitante acolheu-os tornando Yue Fei e sua mãe como criados.

Apesar de Yue Fei ter crescido na pobreza, sua mãe ensinou secretamente a ler e escrever. Eles não podiam gastar com pincel ou papel então ele praticava com uma vara na terra. Quando criança, ele geralmente lutava com outras crianças e sempre saia vitorioso. Seu equilíbrio atraiu a atenção do sábio guerreiro Zhou Tong de Shenxi, o qual adotou o jovem garoto. Ele o ensinou literatura e treino-o nas artes marciais, ensinando-o todas as 18 armas. Com apenas 16 anos, Yue Fei venceu uma competição de artes marciais. Ele rapidamente acertou 9 flechas em um alvo a 240 passos, uma admirável façanha que impressiono muito os juízes e competidores.

Certa vez Zhou Tong levou Yue Fei para visitar um velho amigo Abade, Zhiming. Até então, o Abade era atormentado por uma enorme serpente que vivia em uma nascente sobrenatural. Ela tinha uma cabeça tão grande quanto à de um barril. Yue Fei acertou a serpente na cabeça com uma pedra. A serpente contra-atacou e Yue Fei esquivou-se agarrando sua cauda, que instantaneamente se transformou em uma lança de ouro com aproximadamente 5 e meio de comprimento. O Abade disse que era uma arma divina e deu a Yue Fei um livro especial sobre artes marciais, incluindo a lança onde se tornou a principal arma do estilo Garra de Águia. Como a Espada Excalibur do Rei Arthur, aquela lança tornou-se a arma encantada de Yue Fei.

Os limites da China confucionista, lealdade aos governantes e ao país eram muito importantes para serem respeitados. Porém surgem dilemas quando os governantes são corruptos, tais conflitos envolveram Yue Fei. A Dinastia Song fez história pelo aperfeiçoamento do processo de exame para recrutamento de oficiais do exercito, mas isso não eliminou as tentativas de fraudá-lo na sua vez.

Durante um exame para a prestigiada ordem militar de Shuangyuan, Yue Fei foi desafiado pelo príncipe vilão de nome Liang. O Príncipe já tinha subornado todos os 4 oficiais exceto um, Lord Zhong. Zhong viu as habilidades de Yue Fei e conhecia as artimanhas do Príncipe, mas tinha que agir cuidadosamente devido aos outros oficiais comprados.

Depois de Yue Fei ter vencido o Príncipe no arco e flecha e nos conhecimentos marciais, o Príncipe forçou-o a enfrentá-lo em batalha. Desde então o Príncipe Liang pertencia à alta hierarquia militar, deixado Yue Fei numa situação difícil. Se ele ferisse o Príncipe, certamente haveria vingança, se ele perdesse, o Príncipe o mataria. O Príncipe disse a Yue Fei que se ele fingisse derrota, seria generosamente recompensado, porém seria um desonra para Yue Fei. Yue Fei recusou, ele astutamente tinha encontrado uma saída, enfureceu o Príncipe Liang fazendo-o assinar um juramento onde constava que se o desafiante fosse morto haveria vingança. Apesar do juramento, os homens de Liang secretamente se preparavam para matar Yue Fei se o Príncipe fosse ferido.

Durante a batalha, Yue Fei não fez nada alem de se defender. O príncipe Liang tirou vantagem e golpeou severamente com sua espada até que Yue Fei perdesse a paciência. Ele acertou o Príncipe que caiu do seu cavalo e o matou com sua lança. Foi tão rápido que os homens do Príncipe não tiveram tempo de reagir.

Chocados, os oficiais subordinados ordenaram que Yue Fei fosse decapitado. Porém todos os outrosque também haviam sido testados foram testemunhas da luta e ergueram-se em fúria.

Yue Fei havia vencido com justiça. Lord Zhong rapidamente arranjou uma fuga para ele.

Muito depois, a mãe de Yue Fei lhe daria uma lição de lealdade. Usando um pincel, tinha misturada com vinagre e um alfinete, ela tatuou as costas do seu filho com os caracteres Jing Zhong Bao Guo (lealdade essencial recompensa ao país). Esse dizer é famoso entre os chineses, invocando o patriotismo de Yue Fei, e é a chave do ideal confucionista para o país.

O governo Song era contra os dois Clãs Nômades de Manchuria, os Khitai (de quem os ocidentais deduziram seu nome original para China, “Cathay”) e os Jin. Anteriormente, os Jin ajudaram os Song a derrotar os Khitai, mas eles inevitavelmente se uniram aos Song, tornando a capital do norte Kaifeng em 1127, preparando o cenário para a próxima Dinastia Song do Sul. Esse eraobjetivo da campanha militar de Yue Fei.

Seu principal oponente era o 4º Príncipe dos Jin chamado (ironicamente) de Wushu. Wushu empunhava um machado com desenho de um pássaro dourado e apesar de eles se encontrarem em diversas batalhas ele sobreviveu a Yue Fei.

Yue Fei foi morto pelo traiçoeiro Primeiro Ministro Qin Kuai e sua esposa. Qin Kuai foi pego atrás das fronteiras Jin e persuadindo a conspirar com o Príncipe Wushu. Ele manipulou Yue Fei para voltar da frente de batalha com os Doze Decretos de Ouro Imperiais. Apesar de Yue Fei saber que ele caminhava para uma armadilha ele obedeceu por causa da sua fidelidade com o imperador e do juramento tatuado nas suas costas pela sua mãe.

Este episodio, é tema da Ópera de Pequin mencionado anteriormente. No seu caminho de volta uma criatura do rio tomou a lança divina de Yue Fei, assim como à senhora do lago tomou de volta a Excalibur do Rei Arthur. Qin Kuai torturou Yue Fei batendo nele com bastões, quebrando seus dedos com blocos de sândalo e arrancando sua pele com emplastos de cola de peixe. Ele foi enforcado em 1141 ao lado do seu filho mais velho Yue Yun, e do seu Filho adotivo, Zhang Hsien. Yue Fei tinha 39 anos segundo cálculos chineses.

Wushu foi eventualmente morto por Niu Gao, um amigo de infância de Yue Fei, auxiliado por Zhong Liang, o neto do honesto de Lord Zhong e Kwan Ling, filho de Kwan Shing e um descendente do general Kwan Kun, o patrono das artes marciais. Como o General Kwan, Kwan Ling montava um magnífico cavalo chamado de Lebre Vermelha e empunhava um poderoso Dragão Verde de Lâmina de Lua Crescente, o Kwan Dao.

Qin Kuai teve uma morte lenta e dolorosa. Quando ele finalmente tentou falar suas ultimas palavras, ele mordeu sua língua em pedaços e vomitou sangue. No local do tumulo de Yue Fei em Hangzhou, na província de Zhejiang, existe estatuas de Qin Kuai e sua esposa ajoelhados diante da cova de Yue Fei. Hoje, ainda é de costume para os visitantes cuspir ou até mesmo urinar nessas estatuas para honrar Yue Fei.

Yue Fei foi condecorado após a suas morte pelos imperados Song do sul Xiaozong (1163-1190) e Ningzong (1195-1224). Hoje nós pegamos nosso próprio tributo para este grande guerreiro toda vez que nós recontamos suas aventuras ou recitamos as veneráveis técnicas de Kung Fu Garra de Águia ou YUEJIAQUA.

Todo praticante de Kung Fu deve saber o profundo legado de Yue Fei. Mas além do mundo marcial, Yue Fei é admirado por todos os chineses pelo o que ele representa. Por obedecer ao decreto Imperial e sua mãe, sabendo que ele encararia a tortura e a morte, Yue Fei exemplificou o ideal de lealdade de Confúcio (Xiao Shun).

Poucas coisas atraem mais a paixão do coração chinês que a lealdade. Confúcio classificou-a como raiz de todo ato de benevolência. Isto também é tema central do Budismo chinês e figura proeminente no código de guerra japonês Bushido. Em muitos contos folclóricos de “Lealdade” crianças vão ao absurdo, de proporções grotescas para honrar seus pais. Para os individualistas ocidentais, total obediência apesar das conseqüências, se mostra detestável. Ao invés da desonra aos seus superiores, Yue Fei escolheu martírio. Em geral é a maldição dos heróis do Kung Fu. Para Yue Fei, uma morte agonizante nas mãos de seus inimigos foi o caminho de voar para sempre com as Águias.

 

      


Crie um site grátis Webnode